O Dia dos Namorados nasceu para o varejo. Criado por um empresário brasileiro há mais de meio século, a data caiu no gosto do povo, das lojas e das marcas. E, com a popularização dos influenciadores, passou a fazer parte da produção de conteúdo nas redes sociais.
Isso, é claro, fez com que a época mais romântica do ano entrasse para o calendário de todo profissional de marketing. E em 2023, é impossível falarmos de Dia dos Namorados sem pensar em como sua marca será falada nessa data.
Mercado em alta
Se existe algum receio sobre valer a pena ou não investir em uma estratégia de marketing para o Dia dos Namorados, os números não deixam nenhuma dúvida. Em 2022, o faturamento no e-commerce foi de aproximadamente 6,5 bilhões de reais. E o comércio físico não ficou atrás, com um crescimento de 4% em relação às vendas do ano anterior.
Para conquistar uma fatia desse enorme bolo, é preciso um bom planejamento. Ele vale para o Dia dos Namorados, para o Natal ou até mesmo para outras datas comemorativas que fazem sentido para o seu segmento.
Marketing de influência e o Dia dos Namorados
A importância da data se torna ainda mais clara quando fazemos a conexão entre o Dia dos Namorados e a atuação dos influenciadores. Afinal de contas, ambos são sobre pessoas, relacionamentos e conexões geradas, algo que pode acontecer presencialmente ou também no mundo virtual.
Ao humanizar a transmissão da mensagem, a marca se aproxima do público por meio do criador de conteúdo. Com a ajuda da tecnologia, é possível encontrar o creator ideal para cada objetivo e potencializar o resultado.
Por que usar influenciadores na sua estratégia de marketing?
Essa é a pergunta que vários profissionais de marketing se fazem todos os dias. Se este é o seu caso, vamos conhecer alguns dos motivos que justificam a escolha.
1 - Sob medida
Com a ajuda da tecnologia, pode-se escolher um influenciador adequado para cada marca, momento, objetivo, etc. Seja qual for a sua necessidade, a utilização do creator certo vai ajudar a alcançar.
É o caso da plataforma da Squid, em que você pode encontrar informações sobre milhares de influenciadores de diferentes segmentos de atuação e audiências.
2 - Os creators são experts em redes sociais
Ter uma boa presença nas redes sociais, ser criativo e se comunicar bem com o público são sonhos de todas as marcas. E sabe quem entende disso tudo? Os influenciadores.
E justamente por isso que eles se tornam tão importantes para auxiliar no objetivo, seja ele divulgar o lançamento de um novo produto ou uma super promoção especial. O mais interessante desse ponto é que os creators também dominam algumas plataformas específicas, como o Instagram ou TikTok, ajudando em metas direcionadas para cada canal.
3 - Ideal para nichos
Fazer uma comunicação para um nicho é uma dificuldade sua? Pois é justamente por esse diferencial que os influenciadores se destacam tanto. Dessa forma, é possível alcançar seja quem for, da melhor forma possível e sem precisar ser intrusivo.
Existem alguns produtos ou serviços que parecem complicados de serem trabalhados no marketing. Pois a realidade é que só parecem mesmo, pois, com os influenciadores tudo se torna material para a criatividade.
Seja qual for o seu segmento, existe um micro ou nano influenciador falando e sendo relevante nele. Com essa certeza, fica muito mais fácil planejar a sua ação sem se preocupar se será possível encontrar um creator para ela.
Quem domina muito esse tipo de comunicação são os micro influenciadores. Para saber mais sobre eles, confira o episódio do Papo de Influência sobre esse tema.
4 - Melhor segmentação de canais
Precisa de um influenciador que seja perfeito para uma campanha de awareness e atue no TikTok? Ou quem sabe alguém que seja focado em conversão e com stories incríveis? Não existem barreiras quando estamos falando do marketing de influência, o que torna ele tão útil para todas as marcas.
Além disso, eles ajudam a divulgar sua ação em canais onde sua marca ainda não é forte ou não possui presença.
5 - Você não está só
O Dia dos Namorados é a ocasião perfeita para lembrar que os especialistas em marketing de influência são perfeitos para as marcas que desejam começar a trabalhar com creators. Usando o conhecimento sobre assunto com soluções incríveis, como a da Squid, você pode ter uma equipe ao seu lado em todos os momentos.
Isso significa que do começo ao fim, você estará totalmente amparado. Além disso, eles são experts em apresentar os caminhos do sucesso.
Como ter sucesso na campanha de influencers no Dia dos Namorados?
Quer criar uma campanha incrível? Então confira as dicas que separamos para você arrasar!
1 - Escolha os influenciadores
Um dos passos mais importantes é justamente a tomada de decisão de quais serão os creators selecionados para a campanha. O caminho ideal é usar uma plataforma de influenciadores como a da Squid, pois ela vai facilitar a busca por alguém que “combine” com a necessidade da sua marca.
2 - Defina os objetivos
Saber onde quer chegar é fundamental para seguir pelo caminho certo. Dessa forma, você terá mais clareza sobre quais serão as métricas mais importantes para a sua ação e poderá fazer possíveis desvios de rota para corrigir erros ou até mesmo fazer o seu acerto ser ainda melhor.
3 - Utilize dados reais
E já que falamos em métricas, lembre-se de trabalhar com dados reais e não estimativas. A diferença pode ser gritante e até mesmo resultar em algo decepcionante. A utilização de APIs permite que os dados reais sejam colhidos diretamente das plataformas, entregando informações muito mais precisas para apoiar todas as etapas da sua estratégia.
4 - Mantenha uma constância
Que tal ter resultados excelentes com o marketing de influência durante o ano todo? Para isso, vale a pena manter ações contínuas, que permitam que seus resultados sejam melhores a cada nova ação.
Comece sua estratégia para o Dia dos Namorados agora!
Depois de tudo isso, provavelmente você deve estar se perguntando qual a melhor hora para começar o seu planejamento para o Dia dos Namorados. A resposta é simples: o quanto antes.
Para dar o pontapé inicial, a escolha do influenciador certo para a sua marca é uma das prioridades. A melhor forma de fazer isso é com a tecnologia exclusiva da Squid, que encontra o creator que mais combina com a sua necessidade.
Quer saber como podemos te ajudar? Converse com um especialista e confira as soluções que estão esperando por você!