Provavelmente você deve ter visto algum post com a #publi nos últimos dias passando pelo seu feed do Instagram, TikTok ou Twitter. Eles se tornaram muito populares nos últimos anos e passaram a fazer parte da estratégia de muitas marcas, mas será que você conhece todo o potencial desse tipo de ação?
Com a ajuda da tecnologia e conhecimento na área, é possível explorar o enorme potencial que os conteúdos feitos por creators podem ter para uma empresa, gerando grandes resultados.
Afinal, o que é #publi?
O termo “publi” vem de publicidade e trata-se de um conteúdo feito por um influenciador para falar sobre um determinado produto ou serviço de uma marca. Com a explosão das redes sociais e o crescimento do marketing de influência, tem se tornado mais comum vermos posts desse tipo no dia a dia.
A publi é um modo muito eficiente de fazer com que o público saiba mais sobre a mensagem que a empresa quer transmitir de um jeito menos interruptivo e mais atraente do que os modelos tradicionais de anúncios.
No Brasil, essa estratégia passa a ser ainda mais importante para alcançar resultados. Segundo a pesquisa Global Consumer Survey, somos o país onde as pessoas mais fazem compras influenciadas pelos criadores de conteúdo.
Para garantir a segurança dos consumidores, a publicidade feita por influenciadores segue as regras definidas pelo Conar. Elas definem alguns pontos importantes e ajudam os influenciadores e marcas indicando o que pode ou não ser feito.
Diferença para a mídia tradicional
Apesar de terem o mesmo objetivo em muitos casos, a publi se diferencia da publicidade tradicional em alguns aspectos bem importantes.
Um dos principais é justamente o momento e a maneira como ela se apresenta, sendo menos intrusiva e com uma abordagem mais natural do que simplesmente interromper o feed de alguém para mostrar um anúncio que provavelmente a pessoa não queria ver.
Com o uso das publis, as marcas conseguem ter uma atenção maior de uma audiência que já é engajada com os conteúdos produzidos por aquele creator. Seja para uma campanha de awareness ou de conversão, os indicadores ajudam a mostrar a eficácia desse formato de publicidade que tem conquistado cada vez mais espaço no orçamento das empresas.
Benefícios para as marcas
O sucesso do marketing de influência faz sentido, principalmente se olharmos para as vantagens que as marcas possuem ao incluírem os influenciadores nas estratégias de comunicação com o público.
Ao invés de apenas criar uma campanha de anúncios nas redes sociais e torcer para que ela seja interessante, impacte o público certo e consiga atingir o objetivo da marca, uma publi faz isso de um jeito orgânico e de uma forma amigável, o que faz com que a mensagem seja recebida com mais simpatia pelos seguidores do influenciador.
Além disso, com a participação dos creators desde o início, podemos observar campanhas altamente eficazes e que podem tanto atingir um público mais amplo quanto audiências de nichos específicos de interesse.
Para fazer isso, o “segredo” é contar com as plataformas de influenciadores que utilizam a tecnologia para definir qual o creator que mais combina com o perfil da marca e os objetivos da sua campanha.
Passo a passo para fazer uma publi de sucesso
Criar uma estratégia de sucesso exige alguns passos importantes e que precisam ser feitos com muita atenção. Para te ajudar nessa missão, vamos trazer o passo a passo para criar uma publi incrível para a sua marca!
Passo 1 - Identificação e seleção dos influenciadores
A escolha dos influenciadores que farão parte da campanha tem um papel muito importante no resultado dela. Para isso, contar com a ajuda da ferramenta certa é crucial no processo.
Soluções como o Search da Squid permitem que a marca defina filtros e encontre os creators com o exato perfil que procura. Além de ser perfeito para quem atua com nichos, também é muito útil para selecionar influenciadores que vão trazer o melhor retorno ao final da ação.
Passo 2 - Definição dos objetivos e briefing
Após a escolha, é hora de definir quais serão os objetivos da campanha e passar o briefing para que os creators escolhidos possam pensar no melhor conteúdo possível. Uma dica de sucesso é chamar o influenciador para participar ativamente dessa etapa e desenvolver uma estratégia colaborativa, com os dois lados contribuindo juntos. Isso porque os creators entendem muito do seu público e são especialistas em construir mensagens que se conectem verdadeiramente com sua audiência.
Essa é uma das dicas do Rafael Arty, diretor de negócios da Squid, durante a sua participação no podcast Papo de Influência no episódio sobre os erros mais comuns no marketing de influência.
Passo 3 - Mensuração dos resultados da campanha
Acompanhar as métricas é o único jeito de saber se a sua campanha está realmente dando certo ou não. Além da mensuração final dos resultados, é essencial fazer um acompanhamento em tempo real que permita ajustes de rota, caso seja necessário.
Por isso, leve em consideração a quantidade de métricas disponíveis e se são dados reais ou apenas palpites, pois esta informação faz uma enorme diferença na hora de conduzir uma campanha de marketing de influência de sucesso.
Faça a sua publi!
Com tantas dicas, chegou a hora de criar a sua próxima campanha com influenciadores! Para saber mais, conte com a ajuda dos especialistas da Squid e descubra como o marketing de influência pode potencializar o sucesso da sua marca.