O marketing de influência não para de crescer. O setor, que deve faturar mais de 21 bilhões de dólares em 2023, segue se destacando no mercado e apresenta uma série de motivos para ser incluído no planejamento de comunicação das marcas.
Com resultados incríveis, é natural que mais empresas queiram investir em soluções e ações com influenciadores. Porém, ainda existem alguns desafios relevantes para muitos profissionais da área.
Entre os principais deles, a escolha do creator certo e o controle das campanhas são dores para várias marcas ainda. Felizmente, as plataformas de gestão de marketing de influência estão transformando diversas dessas histórias.
Plataformas de influenciadores: o que são e por que são importantes?
A tecnologia permite que façamos diversas coisas com muito mais agilidade e eficiência, seja na vida profissional ou pessoal. Por conta dela, é possível fazer reuniões online com mais rapidez, pedir comida sem sair de casa e até mesmo tomar decisões super importantes para a sua empresa diretamente do seu celular.
E, é claro, isso acontece também no marketing de influência com as plataformas.
Elas são soluções que permitem que uma campanha seja gerenciada de forma online e com enorme controle por parte da marca que está contratando. Desde o uso de filtros para a seleção dos criadores de conteúdo que vão participar até a visualização de todas as métricas em um só lugar, as plataformas de influenciadores são pensadas para facilitar todo o processo.
Dessa forma, torna-se muito mais simples encontrar os influenciadores que mais combinam com o perfil de uma marca e os objetivos dela. Afinal de contas, cada empresa possui suas metas e peculiaridades que precisam ser atendidas.
Encontrando influenciadores com a ajuda certa
Por mais que você vasculhe todas as informações de um influenciador, mesmo assim não será suficiente para conhecer tudo que realmente você precisa saber sobre ele. Além de ser um trabalho demorado e cansativo, olhar perfis nas redes sociais te apresentará apenas algumas métricas, como quantidade de seguidores, curtidas e comentários em uma publicação.
Com a ajuda das plataformas de influenciadores, é possível acessar dados reais sobre o engajamento obtido por eles e procurar por creators de nichos. Esse é o caso da Squid, que conta com soluções que permitem que uma marca encontre muito mais facilmente o criador certo para ela.
O principal diferencial da plataforma para encontrar influenciadores é justamente a facilidade com que todo o processo ocorre. Com a utilização de filtros precisos, é possível fazer uma escolha muito mais eficaz e levando muito menos tempo.
Principais vantagens da plataforma de influenciadores
A utilização dessa solução traz diversos benefícios para as marcas. Para ilustrar melhor esse tema, vamos conhecer algumas das vantagens mais importantes que a plataforma de influenciadores possui.
1 - Informações precisas
A procura por um influenciador exige que seja feita uma boa avaliação do perfil de cada creator. Porém, fazer isso nem sempre é tão simples se não houver a ajuda de uma plataforma.
Ela permite que você acesse dados que não estariam disponíveis de outra forma, tornando a sua busca muito mais precisa e fazendo com que a estratégia traçada tenha muito mais chances de sucesso.
Entre os principais indicadores, podemos destacar a taxa de engajamento efetivo, gráficos de crescimento de seguidores e o alcance das postagens.
2 - Acompanhamento da campanha
Tomar decisões que possam impactar o andamento da campanha ou mesmo fazer uma avaliação dos resultados no final é fundamental para saber quais serão os próximos passos no marketing de influência.
Para que isso possa acontecer da melhor forma possível, uma plataforma de influenciadores oferece as informações mais relevantes diretamente para você em um só lugar. Além de ser mais prático do que ficar solicitando “prints” aos creators para saber apenas algumas métricas, você pode conferir números que não estariam disponíveis de outra maneira.
Isso acontece na plataforma da Squid, que possui integrações com APIs da Meta (Instagram) e TikTok, o que faz com que seja possível conferir tudo isso.
SAIBA MAIS → As melhores métricas para campanhas com influenciadores
3 - Melhora a sua estratégia
Os dados são muito importantes para o marketing de influência, mas eles são a base para algo ainda maior: a estratégia. E para que o seu planejamento possa ser eficiente e consiga bons resultados, guiar-se por dados é tão necessário quanto ter um GPS na hora de viajar e evitar trânsito pesado.
Quanto mais métricas e informações você tiver, mais consciente serão suas escolhas e menores serão as chances de falhas ao longo da jornada. Somado a isso também está o fato de que a repetição ajuda a aprender mais, o caminho para quem segue os dados apresenta sempre um futuro promissor.
Como escolher uma plataforma de influenciadores?
Existem vários pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma plataforma de influenciadores para a sua próxima campanha com criadores de conteúdo.
Um deles é justamente a quantidade de creators cadastrados. Para poder selecionar quem mais combina com a marca, é preciso ter muitos perfis disponíveis para serem selecionados por você.
Outro ponto interessante é a forma como a escolha é feita. A utilização de filtros é algo que não pode faltar, pois permite que você seja data driven e não se deixe levar por opiniões subjetivas e com menor confiança na escolha.
Por fim, não podemos deixar de lembrar que tudo isso deve estar em um ambiente fácil de acessar e navegar, tornando a sua vida muito mais descomplicada na gestão de uma campanha com influenciadores.
A Squid é a sua escolha
Tudo que falamos agora reforça a importância de uma plataforma completa, confiável e feita para atender às suas necessidades. E, para isso, nada melhor do que escolher a Squid.
Líder em marketing de influência baseado em dados, a Squid é referência no mercado e possui a solução ideal para você escolher influenciadores e gerenciar suas campanhas com facilidade. São mais de 200 mil creators cadastrados na plataforma para você escolher, além de diversas soluções tecnológicas disponíveis para potencializar os resultados da sua estratégia.
Para entender mais sobre a importância da escolha dos creators, confira o case da DAZN, serviço de streaming de esportes que criou uma super campanha para o seu público-alvo com a solução ideal para o momento.
E para escrever a sua história de sucesso com a Squid, fale com um especialista e veja como podemos te ajudar.