Marketing de Influência
Marketing de Influência
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Como usar a inteligência artificial no marketing de influência?

Como usar a inteligência artificial no marketing de influência?
Victor Waiss
jun. 16 - 7 min de leitura
000

É quase impossível ser um profissional de marketing em 2023 e não ter ouvido falar sobre inteligência artificial. O tema, que ganhou muita popularidade nos últimos meses, se tornou parte integrante de rotina de muitas empresas e fez com que milhões de pessoas fossem buscar informações sobre o assunto.

Isso não é diferente no marketing de influência. Assim como em diversos outros setores, influenciadores e marcas já estão inserindo esses recursos nas tarefas diárias, seja para a escrita de um roteiro para uma ação ou até mesmo a produção de um conteúdo visual que será utilizado.

Segundo o estudo The Influencer Marketing Benchmark, 63% dos profissionais entrevistados pretendem utilizar inteligência artificial em suas campanhas com influenciadores.

Mais do que apenas conhecer quais são as principais ferramentas, o debate tem se voltado cada vez mais para como essas novas tenologias podem ser usadas no dia a dia. Hoje chegou a hora de falar sobre isso.

A inteligência artificial vai tirar o seu emprego?

Provavelmente você já fez ou ouviu essa pergunta nos últimos tempos, mas a resposta para esse questionamento pode ajudar a acalmar os ânimos daqueles que temem uma nova concorrência no mercado de trabalho.

Para o CMO da Squid, Luciano Kalil, a preocupação deve ser outra. Ele destaca que quem souber se adaptar e trabalhar junto com as ferramentas de inteligência artificial terá mais destaque diante dos que preferem evitar contato com elas. 

“Ela (a inteligência artificial) vai tirar seu emprego, mas não porque ela vai te substituir, mas porque provavelmente você será substituído por outra pessoa que saiba usar ela” destaca Kalil em participação no podcast Papo de Influência.

Em complemento, ele afirma que nenhuma inteligência artificial é melhor do que um ser humano, mas que aqueles que souberem utilizar a IA serão ainda melhores. 


ASSISTA O EPISÓDIO COMPLETOComo a inteligência artificial pode impactar o marketing de influência?


E como usar a inteligência artificial?

A inteligência artificial deixou de ser uma tendência e já está cada vez mais presente na rotina das pessoas, das empresas e nas plataformas e aplicativos que utilizamos no dia a dia.

Se você ainda tem dúvidas de como usar a IA a seu favor e conseguir bons resultados, separamos algumas dicas do episódio Como a inteligência artificial pode impactar o marketing de influência? do Papo de Influência que serão bem úteis para você. Confira!

1 - Lembre do contexto

Por mais inteligente que o ChatGPT ou qualquer outra plataforma seja, elas não conhecem tão bem a sua vida e suas necessidades quanto você. Por isso, entender como transmitir esse contexto para a ferramenta é fundamental para receber o conteúdo esperado.

Quanto mais rica em detalhes for a sua descrição, mais precisa será a resposta dada pela inteligência artificial. Em vez de apenas pedir para que a IA escreva um roteiro para você sobre um determinado tema, por exemplo, insira o objetivo daquele conteúdo, o público desejado, o tom de voz esperado, tópicos que são importantes de serem abordados e aqueles que devem ser evitados. Quanto mais informações fornecidas, mais completo e preciso será o resultado final.

2 - Não copie e cole

Por mais que a praticidade possa parecer tentadora, não podemos nunca pegar algo escrito pelo ChatGPT ou outras plataformas e utilizar diretamente. É necessário fazer uma filtragem para entender se o conteúdo gerado faz realmente sentido, se as informações são verídicas e atualizadas, se é preciso alguma adaptação ou até mesmo se não há algum tipo de plágio.

Além disso, esse hábito vai fazer com que você mantenha o seu material com personalidade e autenticidade, dois elementos importantes para que um conteúdo tenha conexão com o leitor.

3 - Use como fonte de inspiração

Os conteúdos produzidos pela inteligência artificial podem ser uma excelente fonte de ideias e inspiração. Esse recurso pode ser útil para quando você não sabe por onde começar um projeto ou mesmo para ampliar suas perspectivas sobre um determinado assunto e explorar caminhos que você não imaginaria inicialmente.

Com um bom contexto e o seu conhecimento pessoal, essas ferramentas podem oferecer um excelente ponto de partida para que você produza um conteúdo muito mais rico utilizado sua experiência e repertório próprio.

4 - Adapte-se o mais rápido possível

A integração entre as inteligências artificiais com outras ferramentas que já utilizamos em nosso cotidiano parece ser cada vez mais próxima — e até mesmo uma realidade em muitos casos.

Com isso em mente, quanto mais familiarizado com essa tecnologia você estiver, mais rápida será a sua adaptação quando as IAs estiverem presentes em várias soluções que você já conhece.

Ao escrever um e-mail, construir um roteiro, validar métricas, entre outros, podemos perceber o espaço cada vez maior que as inteligências artificiais estão ganhando em tarefas diárias.

Colocando em prática

Seja uma marca ou um criador de conteúdo, o marketing de influência já sente o impacto da inteligência artificial na estratégia e nos resultados. Com a ajuda dessas soluções, é possível ser ainda mais criativo na hora de pensar em campanhas mais interessantes e eficientes.

Para te ajudar, separamos algumas aplicações da inteligência artificial no marketing de influência:


  1. CRIANDO ROTEIROS → Está sem ideias? Então conte com a IA para te inspirar e encontrar novos caminhos;
  2. ENCONTRANDO INFLUENCIADORESPlataformas como a da Squid são capazes de usar a inteligência artificial para descobrir o creator ideal para a campanha da sua marca;
  3. CORRIGINDO ERROS → Para evitar deslizes, é possível contar com a ajuda da tecnologia para corrigir erros gramaticais e deixar o conteúdo perfeito;
  4. EXECUTANDO TAREFAS → A rotina pode ficar bem menos monótona com as IAs executando algumas tarefas do cotidiano e permitindo que você tenha mais tempo para criar e encontrar melhores soluções.


Com a difusão ainda maior do ChatGPT, Midjourney e demais ferramentas, a tendência é que isso ganhe ainda mais espaço no setor.

O conhecimento teórico junto da experiência prática são fundamentais para extrair o melhor da inteligência artificial no marketing de influência.

Além de consumir conteúdos sobre o tema, vale a pena incluir as diversas ferramentas de IA na sua rotina desde já para se acostumar com o que vem por aí, seja no trabalho com influenciadores ou em qualquer outra área.

Para saber mais, a dica final é conferir o Papo de Influência e ver a conversa que aconteceu sobre inteligência artificial com Luciano Kalil. Está imperdível!




Denunciar publicação
    000

    Indicados para você