Muito antes de serem chamados de influenciadores, a figura de alguém que empresta a credibilidade para falar sobre algo já faz parte do imaginário popular no Brasil e no mundo. Com o avanço da tecnologia, mais espaços foram abertos e novas possibilidades surgiram em um mercado que não para de crescer.
Desde os tempos dos anúncios publicitários nos canais de televisão até os posts patrocinados nas redes sociais, a história dos influencers se confunde com o próprio desenvolvimento de ferramentas, soluções e linguagens que impactam o público até hoje.
A era pré-internet
Celebridades, artistas e esportistas foram referências para muitas pessoas ao longo dos tempos. Seja por exemplo ou pelo talento, eles se tornaram fonte de inspiração e passaram a ter grande credibilidade com o público.
Com isso, atrelar a própria imagem ao perfil de uma marca ou determinado produto passou a ser cada vez mais comum. Mais do que apenas apresentar algo para as pessoas, eles se consolidaram pela confiança que sempre foi passada em cada ação comercial.
O criador antes do influenciador
Muito antes da #publi ser usada em um post, pessoas “comuns” estavam descobrindo as possibilidades da internet e criando conteúdo sobre tudo. Conhecida como a era dos blogs, grandes creators começaram junto com o boom da rede mundial de computadores nos anos de 1990.
Nomes como Edney “Interney” Souza fizeram sucesso em um período de descobertas e começaram a impactar milhões de pessoas enquanto a internet ainda dava os primeiros passos no Brasil.
Interney destaca a transformação ocorrida nessa época como fundamental para a construção do que temos atualmente. “A pessoa começa a poder publicar o seu conteúdo e ter audiência. E, onde tem audiência, o marketing tem interesse de se conectar com o público”, destacou em participação no podcast Papo de Influência.
ASSISTA OU OUÇA AGORA → Do blog aos influenciadores: tendências e aprendizados do marketing
Sendo um dos pioneiros na comunicação digital no país, ele presenciou todas as transformações e viu a força dos influenciadores ficar cada vez maior. Algo que se tornou muito claro na geração seguinte: a era dos youtubers.
Das telas para a influência
Nomes como Felipe Neto e Kéfera Buchmann se destacaram no YouTube e foram responsáveis por uma nova geração de criadores de conteúdo. Com a popularização do formato de vídeo, passou a ser muito mais fácil produzir um material de qualidade e com muita criatividade sem precisar sair de casa ou ter uma grande estrutura.
Dessa forma, nomes que eram anônimos passaram a exercer uma enorme influência no público. Isso, é claro, fez com que as marcas percebessem todo o potencial dos creators.
Marketing de influência em alta
Após mais de uma década desse movimento e com a ascensão de novas redes sociais, não há mais dúvidas de que o marketing de influência veio para ficar e que ele apresenta números impressionantes para as marcas que atuam com essa estratégia.
Em um mercado que segue avançando e que está avaliado em U$D 21,1 bilhões, de acordo com o Influencer Marketing Hub, a expectativa para o futuro é de ainda mais crescimento e possibilidades para marcas, creators e para a audiência como um todo.
Com boas perspectivas, diversas novas empresas estão investindo no marketing de influência como solução para o crescimento.
Para saber mais histórias assim, a dica é conferir os cases de sucesso feitos pela Squid, empresa líder em marketing de influência baseado em dados.
Confira também abaixo o episódio completo do Papo de Influência com Edney “Interney” Souza!