Os influenciadores fazem, cada vez mais, parte do nosso dia a dia. Seja qual for o nicho de atuação da sua empresa, é certo que já tem alguém criando conteúdo sobre o tema e influenciando uma audiência que pode ser parecida com aquela que você deseja atingir.
Sendo assim, por que não aproveitar essa influência para conquistar os seus clientes em potencial?
É para isso que serve o marketing de influência, uma estratégia que só cresce e que você vai conhecer em detalhes neste artigo. Continue lendo para saber o que é, quais são os benefícios e como fazer influencer marketing.
O que é marketing de influência?
Marketing de influência, também chamado de influencer marketing, consiste em trabalhar com influenciadores digitais, aproveitando a influência que esses criadores de conteúdo têm sobre suas audiências para atingir objetivos de negócio.
Para isso, as marcas buscam quem são os formadores de opinião que influenciam seu mercado e seu público-alvo e criam parcerias. O foco vai depender do objetivo da empresa: pode ser aumentar o brand awareness, lançar um novo produto no mercado, vender mais.
Atualmente, o marketing de influência ocorre principalmente nas redes sociais. Porém, vale dizer que a influência é muito anterior à internet. Ela existe desde o tempo em que a publicidade era veiculada principalmente nos jornais, nas revistas e na TV. ´
É só pensar em quantos artistas você já viu fazendo propaganda para marcas conhecidas, emprestando a credibilidade que possuem para divulgar produtos ou serviços. Com a tecnologia, surgiram mais possibilidades de escalar isso, aproveitando influenciadores de diferentes tamanhos e nichos, não somente as celebridades.
Quais negócios podem investir em marketing de influência?
Quando pensamos em marcas nativas digitais, o marketing de influência já está no centro das estratégias de marketing. Nesses casos, as parcerias com criadores de conteúdo são feitas desde o início, aproveitando a comunidade que eles trazem consigo.
Porém, qualquer empresa, independentemente de tamanho ou mercado de atuação, pode se beneficiar desse tipo de estratégia.
Mesmo as marcas menores podem encontrar criadores de conteúdo que cabem em seus orçamentos. E os negócios mais tradicionais podem procurar os influenciadores do seu nicho de atuação, que conversem com seus públicos.
3 vantagens de investir em marketing de influência
Com o avanço da tecnologia e das redes sociais, a influência de algumas pessoas em determinados assuntos cresceu e se solidificou, garantindo autoridade no meio em que atuam.
Com isso, muitas pessoas aceitam a opinião do influenciador e recebem a interferência dele na hora de tomar uma decisão sobre o consumo ou aquisição de determinado produto ou serviço.
Entenda melhor as vantagens de investir em marketing de influência:
1. Afinidade de assuntos segmenta o público de forma eficaz
Como em qualquer campanha de marketing digital, uma boa segmentação do público é imprescindível. Quanto mais específico e claro o perfil do cliente é, maior a efetividade.
Com a presença de um influenciador, o próprio público já se divide de acordo com os seus interesses. Isso facilita o trabalho de divulgação e potencializa o poder de convencimento do influenciador.
2. Proximidade e constância geram intimidade e confiança
Essa afinidade nos leva à segunda vantagem: a confiança do consumidor. Em geral, os seguidores de um influenciador são próximos dele por conta do tipo de conteúdo criado.
Isso ajuda a conquistar mais confiança do público. A partir daí, o influenciador pode fazer indicações mais espontâneas e genuínas para os seus seguidores, aumentando a credibilidade e facilitando o avanço do consumidor na jornada de compra.
3. Expanda seu alcance e ganhe uma nova audiência
Por meio de parcerias com os influenciadores que estão no nicho de interesse, seu público cresce, atingindo pessoas que você não teria tanto alcance por meios tradicionais. Isso porque a comunicação com o público é completamente diferente da realizada em anúncios, por exemplo.
A indicação, uma das melhores e mais antigas ferramentas de divulgação, é o ponto forte do marketing de influência, validando opiniões e experiências. Dessa forma, possíveis consumidores que podem ser resistentes às formas mais tradicionais de comunicação talvez estejam mais abertos para esse canal.
Do planejamento à análise, veja como fazer uma estratégia com influenciadores
Os influenciadores têm o poder de encurtar o caminho até o objetivo que a empresa deseja alcançar, pois possuem credibilidade e proximidade com os seguidores.
Porém, como acontece com qualquer estratégia de marketing, obter bons resultados com o marketing de influência requer planejamento para escolher o criador de conteúdo certo, alinhar objetivos e analisar o retorno das entregas.
Por isso, trouxemos algumas dicas de como colocar uma estratégia de marketing de influência bem-sucedida em prática:
Comece definindo um objetivo
Antes de iniciar uma campanha de marketing de influência, é necessário ter em mente qual o objetivo principal que se deseja alcançar com essa estratégia. Definir de modo claro as metas de curto e longo prazo ajuda a decidir quais são as ações necessárias para chegar lá.
Saiba com qual público você quer falar
A segunda etapa é entender de modo claro quem é o público-alvo, as pessoas que podem se tornar clientes, que têm potencial para adquirir produtos e serviços oferecidos.
É importante acertar o tom com os possíveis clientes, para aumentar o alcance da marca e criar um crescimento sustentável e sólido.
Conheça as diferentes categorias de influenciadores
A seguir, vamos analisar alguns perfis já consolidados no mercado e que podem expandir a presença do negócio no seu nicho, engajando os clientes já conquistados e facilitando a aquisição de novos:
Celebridade: esse perfil se destaca por ser uma pessoa conhecida na mídia. Ela possui uma grande capacidade de influenciar as decisões das pessoas que, de certa forma, podem enxergar a celebridade como um modelo a ser seguido. Dessa forma, a audiência já está construída e, com certeza, ajudará na divulgação de produtos ou serviços de forma mais ampla.
Jornalista: costuma ter uma base de seguidores regular, que concorda com suas opiniões e admira o trabalho realizado por ele. Assim, quando eles movem sua capacidade de influência, costumam ser fortes e eficazes com seu público.
Autoridade: provavelmente é o perfil mais procurado e o mais difícil de ser encontrado. No entanto, a autoridade possui uma grande capacidade de convencimento por sua alta propriedade sobre o assunto específico, o que aumenta o grau de credibilidade que possui dentro do nicho escolhido.
Microinfluenciador: esse perfil pode ser o menos óbvio, mas, também, pode gerar melhores resultados orgânicos. Os microinfluenciadores trabalham com seus nichos, então criar uma parceria com eles significa um alcance menor, porém muito mais eficaz. Além disso, têm uma audiência cativa, pois trabalham com produtos e serviços específicos, o que fortalece seu poder de influência sobre o público.
Considerando os objetivos de marketing, as estratégias utilizadas e os perfis de influenciadores que já existem, fica mais fácil escolher qual deles é o mais apropriado para o negócio e para a divulgação da marca. Caso ainda existam dúvidas, é possível falar com profissionais que podem ajudar na escolha do perfil ideal.
Traga os influenciadores para perto
Com isso em mente, é possível começar a construir um relacionamento com os influenciadores que fazem sentido para o seu negócio. Converse com aqueles que são do seu interesse. Isso pode ser feito por meio das próprias redes sociais.
Depois de entender quais fazem sentido, é possível começar a pensar em tecnologia para ajudar nesse processo.
Alinhe expectativas
Com os influenciadores escolhidos e contatados, é hora de alinhar expectativas sobre a campanha. É importante reunir-se com o criador de conteúdo para tirar todas as dúvidas sobre os produtos e serviços, afinal ele vai receber questões do público por inbox.
Mensure as ações
Como em outras frentes do marketing digital, tudo em uma ação com influenciadores pode ser mensurada. É fundamental fazer um acompanhamento para entender se o combinado com o influenciador está sendo cumprido. Além disso, essa etapa é essencial para ver o que está dando certo e implementar melhorias.
Boas práticas para trabalhar com influenciadores
Por fim, reunimos algumas boas práticas para a sua marca trabalhar com influenciadores e obter os melhores resultados. Confira:
Gere conversas: influenciadores oferecem conteúdos e suscitam conversas, sem interromper as pessoas. É isso que atrai os seguidores. Por isso, lembre-se dessa característica na hora de fazer uma estratégia de influência. Divulgar só um produto, sem gerar conversa, pode trazer poucos resultados. É preciso trazer um contexto e nisso os criadores de conteúdo são especialistas.
Não queira controlar a mensagem do influenciador: para uma estratégia de marketing de influência de sucesso, é preciso que a mensagem seja criada em conjunto pelo influencer e pela empresa. Isso não quer dizer, no entanto, que o negócio deve tentar controlar tudo o que será dito. É o influenciador que conhece melhor os seguidores e sabe o que pode dar certo.
Seja uma marca influenciadora: o seu perfil tem que gerar conexão com as pessoas da mesma forma que um influenciador gera conexão com os seguidores. As marcas estão tentando cada vez mais se humanizar para se aproximarem do público!
Evite as famigeradas métricas de vaidade: muitas vezes, podemos nos orientar por métricas que não fazem sentido, como número de seguidores, curtidas e comentários. O melhor, porém, é procurar dados que dizem mais, como analisar os comentários quantitativamente e ver quantos são sobre a marca ou o conteúdo.
Ouça os influenciadores: o criador de conteúdo não foi contratado por acaso. Ele é especialista em, justamente, criar conteúdo. Por isso, coloque-o no centro. Converse e entenda o que dá certo e o que não dá. Em cima dessas conversas é possível traçar a melhor estratégia.
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