Marketing de Influência
Marketing de Influência
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Como o marketing de influência pode ajudar na humanização das marcas?

Como o marketing de influência pode ajudar na humanização das marcas?
Victor Waiss
jul. 7 - 7 min de leitura
000

Do que é feita uma marca? Conceitos, produtos, serviços? Todos esses elementos são importantes, mas o coração de qualquer empresa está nas pessoas que fazem com que ela possa existir todos os dias.

Com um mundo tão dinâmico e com as possibilidades do digital, a humanização das marcas permite que eles se conectem com o público como há muito tempo não fazem. Para superar esse “engessamento”, a atuação dos influenciadores tem se mostrado uma ótima opção para quem visa crescer nessa área.

Seres humanos e marcas

A construção de uma marca pode ser um processo mais longo e complicado do que muitos imaginam. E em meio a planejamentos, números e planilhas, o elemento humano pode ficar afastado e fazer com que a marca se torne “fria” diante do público.

Para Liliane Ferrari, professora, palestrante e consultora em estratégias digitais, a humanização é um resgate para recuperar o distanciamento que aconteceu entre marcas e pessoas nos últimos anos.

Durante a participação no podcast Papo de Influência, ela comentou sobre o tema e destacou a importância do elemento humano nesse sentido. “Não existe uma marca, ela é uma ficção. Existem as pessoas”, destacou Liliane.

De fato, grandes empresas acabam sendo vistas pela imagem de determinadas pessoas, como a Apple com Steve Jobs, a Microsoft com Bill Gates e a Meta com Mark Zuckerberg. São seres humanos representando empresas e fazendo com que as pessoas se conectem com elas (e com as marcas) com maior proximidade.

O impacto do digital

A internet, e especialmente as redes sociais, criaram uma nova forma de comunicação, que impactou diretamente a noção de proximidade. Se antes, com televisões e jornais, a mensagem era unilateral, agora ela é dinâmica e faz com que uma marca também escute e responda seus consumidores.

Dessa forma, muitas marcas criam personalidades e até mesmo avatares para que essa representação digital da empresa a torne mais interessante. Casos como o humor da Netflix no Twitter ou a Lu, da Magazine Luiza, mostram empresas que se preocupam com o posicionamento digital e com a maneira como elas se relacionam com seus seguidores nas redes sociais.

Mas ao contrário do que possa parecer, a humanização não é exclusiva de estratégias complexas e pode ser reforçada também de maneiras mais simples . Um estudo publicado pela Georgia Tech mostrou que imagens com rostos geram mais curtidas em posts do Instagram do que aquelas que não possuem esse elemento.

Ou seja, o simples ato de inserir seres humanos na comunicação já ajuda na humanização de marca.

Ainda na conversa com Liliane Ferrari, ela destacou que a utilização dos colaboradores que atuam diariamente, conhecem a ação da empresa e falam com propriedade sobre o tema ajuda nessa missão. Para a especialista, isso pode ser feito ao mostrar como funciona um processo interno ou um passo a passo de como um produto é feito.

Influenciadores podem ajudar

A estratégia de influenciadores pode trazer uma série de benefícios para as marcas, e um deles é contribuir para essa humanização. Afinal, pessoas se conectam com pessoas e os creators são especialistas em criar relacionamentos com suas audiências.

Eles podem atuar tanto para uma pequena empresa na criação de conteúdos mais interessantes que ajudam a divulgar a marca nas redes sociais, quanto para uma empresa global que deseja atuar em um nicho ou local específico e precisa penetrar naquele mercado com uma comunicação mais próxima e que desperte o interesse do público.

Com uma linguagem descontraída e conhecimento do perfil da base de seguidores, eles criam esse senso de proximidade e facilitam a estratégia da empresa para obter mais engajamento e,  consequentemente, ter a mensagem recebida com muito mais atenção.

Dicas para humanizar sua marca com influenciadores

Para não ficarmos apenas na teoria, vamos conhecer algumas dicas práticas de como os criadores de conteúdo podem ser utilizados para ajudar no processo de humanização de marca.

1 - Escolha um influenciador que combine com sua marca

A seleção de um influenciador é um dos momentos mais importantes de uma campanha de marketing de influência. Com a ajuda da tecnologia de soluções como o Search da Squid, é possível utilizar filtros para encontrar o creator que possui o perfil que mais combina com a empresa.

Dessa forma, é possível criar um relacionamento duradouro e com muita autenticidade, algo que é valorizado pelos seguidores na hora de interagirem com uma marca.

2 - Seja autêntico

Por falar em autenticidade, a humanização está muito relacionada com a coerência entre aquilo que a marca diz e faz. Por mais que o desejo de embarcar em tendências ou no conteúdo que está viralizando no momento, é necessário entender o perfil da empresa e se aquilo faz sentido para a comunicação dela.

Uma parte importante da humanização é justamente ser natural e não forçar comportamentos que não sejam condizentes com a imagem trabalhada pela companhia no mercado diante dos clientes.

3 - Crie junto

Para criar um conteúdo mais humanizado, nada melhor do que ouvir o que o creator tem a dizer. Quanto mais esse hábito for cultivado, melhores serão as campanhas e também os resultados gerados por elas.

Essa é uma das melhores ações em marketing de influência e ajuda muito na hora de produzir conteúdos relevantes e que sejam muito mais interessantes para os seguidores dos influenciadores escolhidos para o projeto.

4 - Seja coerente com a marca

O último ponto é algo que não vale apenas para as campanhas com influenciadores, mas também para o dia a dia da empresa. Tudo aquilo que for dito e exibido nas ações deve ser levado para o ambiente da marca e realmente vivido.

Falar uma coisa e viver outra na prática não é muito bem-visto pelo público que pode repelir a empresa e achar que tudo o que está sendo mostrado não representa a realidade.

Humanize sua marca

Para saber mais sobre a humanização de marca e como ela pode ser colocada em prática pela sua empresa, confira o episódio sobre o assunto no Papo de Influência, o podcast da Squid sobre marketing de influência para empresas.

Essa conversa está imperdível e vale muito a pena conferir!


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você