A creator economy é um dos principais conceitos do mundo dos negócios e marketing ultimamente. Diretamente ligada aos influenciadores, às marcas e às redes sociais, ela está transformando profundamente diversas práticas do mercado.
O impacto dos criadores de conteúdo é tão significativo que está levando as maiores empresas do mundo a participarem ativamente ou, no mínimo, a acompanharem de perto o que está ocorrendo nesse sentido.
No entanto, para compreender plenamente a creator economy, é essencial analisar o contexto e entender os efeitos que esse movimento tem para todas as partes envolvidas.
O crescimento do marketing de influência
O marketing de influência é um mercado bilionário. De acordo com um estudo publicado pela Statista, esse setor está estimado em 21,1 bilhões de dólares em 2023. Com tanta valorização, é natural que mais pessoas queiram entender o que está acontecendo e quais os benefícios que ele gera.
Para se ter uma ideia, uma pesquisa apontou que já existem mais de 500 mil influenciadores no Brasil com no mínimo de 10 mil seguidores cada. Se considerarmos os nano influenciadores, esse número é ainda maior.
Com plataformas como TikTok, Instagram e Twitch crescendo a cada dia, é natural que o número de influencers também siga no mesmo ritmo.
A partir desse cenário, é possível ter noção que os criadores de conteúdo existem, são numerosos e estão chamando a atenção do mercado. Mas quando analisamos mais de perto, o assunto se torna ainda mais interessante.
O que é a creator economy?
A creator economy corresponde a um sistema econômico impulsionado pelos criadores de conteúdo, onde eles utilizam suas habilidades e influência para gerar valor e renda por meio de suas criações e interações com o público. Nesse modelo, os creators se tornam empreendedores, aproveitando plataformas digitais, como redes sociais, blogs, podcasts e vídeos, para construir e monetizar suas audiências.
Dessa forma, os criadores de conteúdo e as marcas já perceberam que é possível ir muito além de posts e stories nas redes sociais. Com um enorme potencial pronto para ser explorado, a creator economy já está movimentando quantias bem consideráveis.
Uma rápida pesquisa no Instagram mostra que a hashtag #publi já possui mais de três milhões de publicações. Isso sem contar os stories, os conteúdos postados em outras redes sociais e outras hashtags de indicação de publicidade paga.
Perspectiva para o mercado
Segundo o Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil, 94% dos influenciadores gostariam de trabalhar apenas com a criação de conteúdo. Esse dado é significativo, ao reforçar a percepção de desenvolvimento de uma área que não para de acelerar.
Ele ainda vai ao encontro dos planos dos profissionais de marketing responsáveis pelos planejamentos das marcas. Uma publicação do Influencer Marketing Hub apontou que 67% deles pretendem aumentar o investimento em influenciadores ainda neste ano.
Com isso, é quase impossível imaginar uma estratégia de marketing de uma marca que não possua um sólido planejamento para o digital e não esteja trabalhando ou com intenção de atuar com influenciadores.
Os sinais desse momento são claros e apontam quais devem ser os próximos caminhos. Um deles é o aumento do gasto da publicidade com internet e diminuição do investimento nos canais tradicionais de comunicação.
Esse direcionamento de recursos para campanhas com influenciadores é um sinal claro de fortalecimento da creator economy. De acordo com a publicação da Squid, 27% dos criadores de conteúdo com contratos fixos possuem uma pessoa para auxiliar na produção dos materiais. Esse número cai para 16% para os influencers que atuam com trabalhos temporários.
Influenciadores digitais: quem são e quais os benefícios para as marcas?
Ainda que já seja um mercado em ascensão, o marketing de influência é algo novo para muitos profissionais e empresas. Muito disso vem do desconhecimento sobre um dos pilares da creator economy, que são os próprios influenciadores.
Eles são pessoas que criam conteúdo nas redes sociais e se conectam com o público de uma forma direta e mais humanizada, dois pontos que são cruciais para as marcas e que muitas vezes não conseguem ser alcançados na comunicação tradicional.
Desde os nano influenciadores com até 10 mil seguidores até as mega celebridades com milhões de fãs, cada um deles representa uma série de oportunidades para que marcas consigam transmitir uma mensagem de um jeito muito mais atraente do que o que vemos em anúncios intrusivos e interruptivos.
Ainda segundo o Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil, somos o país dos micro influenciadores. Esses creators que possuem entre 10 mil até 50 mil seguidores correspondem à 37% do total dos influenciadores brasileiros.
E como estamos falando de um país onde as pessoas passam em média 3h46 por dia nas redes sociais, nada melhor do que aproveitar esse tempo para fazer com que a sua marca e seu produto ou serviço sejam vistos por alguém que o seu consumidor confia e admira.
Principais vantagens das campanhas com influenciadores
O sucesso da creator economy vem muito por conta das várias vantagens que as marcas possuem ao trabalhar com os influenciadores. Com tantos benefícios, selecionamos alguns dos mais relevantes para te ajudar a entender os motivos que fazem com que os creators sejam escolhidos por empresas de todos os portes e segmentos.
1 - Autenticidade
A naturalidade e a linguagem utilizada por um influenciador cria uma proximidade com os seguidores que não consegue ser replicada de outra forma. Esse fenômeno é ainda mais especial com os nano e micro influenciadores, que possuem um nível de proximidade ainda maior e fazem com que as campanhas tenham ótimos índices de engajamento.
2 - Autoridade
A propaganda “boca a boca” sempre teve forte peso na decisão de compra das pessoas. Com a ascensão dos influenciadores e das redes sociais, esse processo escalou para um nível global, mas permanece com a mesma força de sempre.
Segundo um estudo da Edelman, 63% dos consumidores confiam mais no que os influenciadores falam sobre as marcas do que na propaganda que as empresas fazem sobre si mesmas. Assim, fica muito clara a razão de tantas empresas investirem nos criadores de conteúdo.
3 - Especialização em nichos
Falar com um determinado segmento do público pode ser um enorme desafio para muitas marcas. Felizmente, as plataformas de influenciadores resolvem esse problema e permitem que empresas encontrem creators em várias localidades e com foco em diferentes nichos.
Com isso, a mensagem pode ser bem mais específica e com mais chances de atingir o público-alvo com um excelente custo-benefício.
4 - Proximidade com o público
Construir um relacionamento com os seguidores não acontece da noite para o dia e nem sempre as marcas conseguem fazer isso da melhor forma possível. Para encurtar o caminho — e a jornada de compra —, a escolha por trabalhar com influenciadores tem ganhado força entre os profissionais que buscam por melhores resultados.
Com a criatividade e a influência oferecida pelos creators, cria-se uma conexão também entre a marca e os seguidores do influenciador de um jeito muito mais natural do que se não houvesse a atuação dos criadores de conteúdo.
Saiba mais sobre o marketing de influência
Seja nas redes sociais, na televisão ou até mesmo no mundo offline, a atuação dos influenciadores não para de crescer e conquistar espaços na sociedade e no planejamento das marcas.
Para não ficar de fora e aproveitar tudo que eles podem oferecer, é importante conhecer bem quem são eles, o que pensam e sua opinião sobre as marcas mais importantes do mercado.
E para saber tudo isso, a Squid preparou o Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil. Trata-se da maior pesquisa já feita sobre o tema no país e conta com dados relevantes e que vão te ajudar a entender mais sobre o mercado e planejar melhor a sua próxima campanha.
Baixe gratuitamente o Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil e confira este material exclusivo feito sobre o mercado e os creators que atuam nele.