A relação dos brasileiros com os criadores de conteúdo é uma das mais especiais em todo o mundo. E, quanto mais próximo, mais intensa ela é. Sem dúvidas, o principal exemplo são os nano influenciadores, que passam a conquistar ainda mais espaço nas campanhas com as marcas.
E como diria um famoso programa jornalístico de televisão: Quem são eles? O que querem? Quantos seguidores têm? Tudo isso, hoje, no Squid Rep… Ou melhor, neste artigo!
O Brasil e os nano influenciadores
É normal que muitas pessoas ainda associem os influenciadores digitais aos creators com milhões de seguidores nas redes sociais. Porém, um estudo publicado pela Squid em 2023 revelou um retrato diferente dos influencers brasileiros.
Segundo o Censo de Criadores de Conteúdo do Brasil, 78% dos influenciadores possuem até 50 mil seguidores. Esse dado reforça uma ideia que tem ganhado cada vez mais força: somos um país de micro e nano influenciadores.
Em um recorte mais detalhado, a pesquisa aponta que 37% deles são micro e 41% são nano influenciadores.
Qual a diferença de nano influenciador para micro influenciador?
Apesar de serem parecidos em muitos aspectos, a diferença entre um nano e um micro está na quantidade de seguidores. Enquanto um nano influenciador possui até 10 mil seguidores, um micro pode chegar até 50 mil.
Os números dos nano influencers vão muito além da quantidade de pessoas que os seguem nas redes sociais. O grande “segredo” para o sucesso está na relação que eles possuem com a audiência, fazendo com que tenham uma base altamente engajada e que costuma se envolver muito.
Principais características dos nano influenciadores
Até agora, já falamos algumas características dos nano influenciadores e dá para ter uma noção do motivo do crescente sucesso deles. Mas, para ficar ainda mais claro, precisamos entender quem é o nano influenciador.
Criador de conteúdo que possui até 10 mil seguidores;
É autêntico e muito próximo do público;
Possui ótimos resultados em métricas;
Muitas vezes são nichados, sendo possível encontrar um nano influenciador nas mais variadas áreas;
Geram um excelente retorno para as marcas.
A sua campanha pode contar com eles
Com tantos criadores com alguns milhares de fãs, as marcas também começaram a notar o poder que os nano influenciadores possuem — e como eles podem ser úteis para as campanhas.
Com uma grande proximidade do público, eles possuem ótimos números em indicadores relevantes para as campanhas, como taxa de engajamento. Por serem tão conectados com a audiência, é comum vermos métricas com resultados tão altos nesse perfil de creator.
Além disso, eles costumam transmitir a mensagem das marcas com uma naturalidade impressionante. Com isso, é compreensível que eles atraiam muita atenção dos seguidores e passem uma grande autenticidade e confiança na hora de realizar uma ação de marketing de influência.
Por que a sua marca deve trabalhar com nano influenciadores?
Além de entender quem são os nano influenciadores, precisamos falar sobre um tema muito importante. Eles apresentam diversas vantagens para as marcas, fazendo com que as campanhas sejam verdadeiros sucessos.
Para mostrar como isso acontece, vale a pena conferir algumas das principais vantagens de escolher um nano influenciador para a sua próxima ação de marketing de influência.
1 - Alta proximidade com o público
O que é melhor do que ouvir um bom conselho? É quando ele vem de um amigo. Pois é exatamente desta forma que os nano influenciadores se aproximam e fazem muita diferença na decisão de compra de um seguidor.
2 - Autenticidade e credibilidade
A naturalidade e a linguagem própria são algumas das características usadas para definir os influenciadores como um todo. Mas quando falamos dos nano influencers isso é ainda mais forte.
Com tanta espontaneidade e o ar de ser “gente como a gente”, eles conseguem falar com o público da mesma forma que um amigo fala com o outro. Sendo assim, qualquer dica, conselho ou indicação feita por um nano influenciador provavelmente será levada muito a sério pela base de seguidores altamente engajada.
3 - Engajamento orgânico
Ter muitos comentários, curtidas e compartilhamentos é o sonho de todo criador de conteúdo e de qualquer marca que trabalhe com marketing de influência. Agora imagine ter isso de forma orgânica?
Uma das principais qualidades dos nano influenciadores é justamente a de apresentarem boas métricas orgânicas de engajamento, seja em um post ou story.
4 - Bom retorno de investimento
A preocupação com o valor investido é sempre presente nas marcas, seja uma pequena companhia ou uma corporação gigantesca. Ninguém quer perder dinheiro e investir em algo que não gera retorno.
Por isso, a escolha pelos nano influenciadores ganha destaque no mercado. Eles conseguem fazer com que a mensagem chegue ao público-alvo e resulte em uma ação muito mais eficiente.
Também devemos lembrar que isso só é possível quando trabalhamos com dados reais e não estimativas. A diferença é gritante e pode impactar diretamente no resultado da sua campanha, fazendo com que todo o esforço seja desperdiçado.
Além disso, os nano influenciadores são perfeitos para marcas de todos os tamanhos e de diferentes orçamentos, possibilitando trabalhar com mais creators em uma mesma campanha.
5 - São criadores de nichos
Muitas vezes pode ser uma dor de cabeça encontrar o jeito certo de impactar um público muito específico, não é mesmo? Todo profissional de marketing sabe que para isso é preciso ter muito trabalho, mas o que nem todos sabem é que a solução já está entre nós.
Os nano influenciadores costumam fazer parte de segmentos, alguns deles bem específicos. Dessa forma, fica muito mais fácil fazer a mensagem de uma marca chegar ao destino de um jeito certo e com alta eficiência.
Conte com a tecnologia e os nano influenciadores
Depois de tudo isso, tenho certeza que você já sabe que os nano influenciadores podem ajudar muito a sua marca a se conectar de verdade com a audiência e fazer com que as metas da sua marca sejam alcançadas.
Mas, para isso, precisamos contar com a ajuda da tecnologia. Até seria quase impossível encontrar o creator certo no meio de milhares de influenciadores, não é verdade?
E é justamente por isso que a Squid conta com o Search, uma tecnologia exclusiva que encontra o influenciador ideal para a sua marca. São mais de 200 mil influenciadores cadastrados na plataforma, aguardando a sua próxima campanha.
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