O crescimento do marketing de influência tem atraído muitas empresas que desejam trabalhar em parceria com os criadores de conteúdo para promover algum produto ou serviço. Aprender como contratar um influenciador é fundamental para isso, pois é ele quem irá transformar a ideia em posts e atrair o público para sua marca.
Ter esse alinhamento é fundamental para o sucesso de toda ação, principalmente para quem já sabe o que deseja e sente que chegou a hora de dar um importante passo nesse sentido.
Por que contratar influenciadores?
Atingir um novo público, melhorar a conversão e alterar o posicionamento de marca são algumas das razões que fazem o marketing de influência crescer tanto nos últimos anos e seguir como uma das principais tendências do mundo da comunicação.
A linguagem mais leve e o domínio das técnicas para bombar nas redes sociais tornaram os influenciadores digitais indispensáveis para qualquer empresa que deseje criar uma boa campanha na internet. Sejam grandes, pequenos ou até mesmo nichados, sempre existe um creator certo para cada empresa.
Some-se a isso o fato de que o custo-benefício é excelente para as marcas de todos os portes. Ou seja, não existem desculpas para não trabalhar com os influenciadores digitais e aproveitar tudo de bom que eles podem oferecer para você.
Como trabalhar com um influenciador digital?
Ter em mente que é uma ação profissional é o primeiro passo para toda empresa na hora de realizar uma campanha de marketing com um influenciador digital. Seja qual for o pagamento ou objetivo, é preciso registrar tudo em contrato e deixar todas as orientações e obrigações previamente acertadas.
É um contrato de trabalho, e como tal, precisa ser levado a sério por todas as partes envolvidas no processo. Para que tudo aconteça da melhor forma possível, separamos algumas dicas imperdíveis que vão te ajudar a fazer um contrato com um influenciador digital.
5 dicas para fazer um contrato com um influenciador digital
Confira e veja tudo que é necessário na hora de concluir um acordo com um creator para a campanha da sua marca:
1. Defina bem o conteúdo
Saber exatamente o que deve ser feito, qual a periodicidade das postagens e o que pode ou não ser dito é fundamental para qualquer ação de marketing de influência e precisa estar registrado no contrato com o influenciador digital.
Antes de partir para a ação, é importante fazer esse alinhamento e garantir que todos saibam exatamente como o processo deve ser feito antes mesmo do conteúdo ser produzido.
2. Acerte os valores
Assim como qualquer outra campanha de marketing, o contrato com um influencer deve conter quais serão os gastos e pagamentos acertados para a realização de tudo que for combinado.
Para evitar sustos, dedique um tempo para acertar isso antes mesmo de começar — dessa forma você evita imprevistos e gastos fora do orçamento.
3. Alinhe as métricas
Medir o sucesso de uma campanha fica muito mais fácil quando sabemos quais informações são necessárias. Isso começa na hora de fechar o contrato de influencer, quando a marca e o creator determinam quais são os números esperados e como eles serão avaliados.
4. Registre tudo que for necessário
Nada por ser tratado informalmente em uma empresa organizada, o que torna essencial ter bons contratos com os prestadores de serviço também. Com isso, todos os aspectos, importantes ou nem tanto, precisam estar presentes no contrato e discutidos antes da assinatura.
Essa parte burocrática é importante para dar mais segurança para você e também para o criador de conteúdo. Se tiver alguma dúvida ao longo do processo, pare e resolva antes de "colocar a tinta no papel".
5. Conte com ajuda profissional
Ter o apoio de quem realmente entende do assunto e está pronto para te ajudar é fundamental em qualquer área, mas isso é ainda mais importante no marketing de influência.
Para criar contratar o influenciador digital certo, a Squid é a melhor opção para a sua empresa. Por ser líder de mercado e principal referência em marketing de influência no Brasil, ela é a escolha certa na hora de trabalhar com criadores de conteúdo.
Contrate o influenciador digital ideal para sua marca
Quer saber como ter o criador de conteúdo perfeito para a sua estratégia falando nas redes sociais?
Então entre em contato com a Squid e veja como podemos te ajudar!