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Conheça 4 tendências de marketing de influência para 2022

Conheça 4 tendências de marketing de influência para 2022
Mônica Custodio
fev. 23 - 6 min de leitura
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Com as pessoas passando cada vez mais tempo online, o marketing de influência tornou-se uma parte importante das estratégias digitais das empresas. Na medida que a área continua crescendo em popularidade, os profissionais de marketing dedicam mais orçamento a ela.

O problema é que as redes sociais mudam rapidamente. A todo momento, tendências surgem, se estabelecem e desaparecem, dando lugar a outras. Por isso, é importante estar sempre de olho no que é novidade no mercado.

Neste artigo, você vai conhecer 4 tendências de marketing de influência para 2022

  • Autenticidade

  • Diversidade e inclusão

  • Live commerce

  • Propósito bem definido

Continue a leitura para saber mais sobre cada uma delas ou, se preferir, baixe o nosso ebook completo sobre o assunto, que traz essas e outras tendências de marketing de influência para 2022:

ebook tendências de marketing de influência 2022

4 tendências de marketing de influência para colocar em prática em 2022

1. Autenticidade

Nos últimos dois anos, as pessoas passaram muito mais tempo na internet, consumindo conteúdo nas redes sociais e observando de perto o comportamento das marcas.

Nesse contexto, a autenticidade tornou-se um atributo muito valorizado. Os clientes querem sentir que os negócios estão sendo honestos e que estão consumindo de uma empresa com a qual se identificam.

Mas como isso afeta o marketing de influência? É nesse cenário que surgem os genuinfluencers. O termo é uma junção dos termos em inglês genuine (genuíno) e influencer (influenciador). Em outras palavras, são os influenciadores verdadeiros, aqueles que compartilham conselhos e opiniões próprios, mais do que promover produtos e serviços.

Quando divulgam algum negócio, os genuinfluencers dão prioridade às marcas que realmente os agradam e que fazem parte do seu dia a dia. Além disso, são transparentes e têm um propósito definido e, por esse motivo, conseguem se aproximar dos seguidores, formando uma comunidade fiel

Para as marcas que querem fazer parceria com genuinfluencers, é importante ir além da promoção de produtos e serviços, selecionando ideias para participar de uma conversa mais ampla.

2. Diversidade e inclusão

Diversidade e inclusão são, cada vez mais, uma exigência dos consumidores. O público tem analisado as marcas de perto, pedindo que sejam mais diversas, tanto em termos de composição da equipe quanto na criação de campanhas mais inclusivas.

Nos últimos anos, vimos essa cobrança se estender também às campanhas de marketing com influenciadores. No Brasil, marcas já foram criticadas por fazerem campanhas pouco diversas e por recorrerem a influenciadores negros somente em datas como o Dia da Consciência Negra, o que os dados comprovam. 

A pesquisa Black Influence, realizada pela Squid em parceria com a Black Influence, Site Mundo Negro, YOUPIX e Sharp, por exemplo, mostrou que os influenciadores negros são mais contratados para falar sobre temas relacionados à raça. Além disso, a média de ganhos por postagem dos criadores brancos é 12% maior que a dos influencers pretos, pardos e amarelos.

Por isso, na hora de criar suas campanhas de marketing de influência, procure selecionar perfis mais diversos. Mas lembre-se: não basta usar a diversidade somente como estratégia de marketing, é preciso também investir em ter realmente uma equipe diversa. Tentar aparentar algo que a empresa não é pode ter o efeito contrário entre os consumidores, repelindo-os.

3. Live commerce

Durante a pandemia, pessoas que nunca compraram online passaram a fazê-lo com frequência, acelerando o varejo digital. Foi nesse contexto que o live commerce, que já era famoso na China, começou a se popularizar no Brasil. 

Como o nome sugere, o live commerce é a venda feita ao vivo, por meio de transmissões de vídeo. A ideia é que os consumidores interajam com vendedores e influenciadores, comprando os produtos durante as transmissões.

O formato faz sucesso porque também é um conteúdo de valor para os clientes: é possível mostrar os produtos em ação, tirar dúvidas, oferecer entretenimento. Tudo isso estreita o relacionamento com os consumidores. 

Além disso, em plataformas específicas para o formato, o cliente pode comprar enquanto assiste a live, finalizando a transação em um só lugar, sem ter a experiência interrompida. Isso reduz o atrito e aumenta as conversões.

Para tornar as lives ainda mais atrativas, as marcas têm recorrido aos influenciadores. É o caso da Americanas, que em abril de 2021 já tinha realizado 100 transmissões do tipo, contando com influenciadores bem conhecidos do público, como Felipe Neto, Bianca Andrade e Camila Coutinho.

4. Marcas com propósito

Tudo indica que em 2022 os consumidores continuem preferindo marcas com um propósito bem definido. Um estudo divulgado em 2021, feito pela InPress Porter Novelli em parceria com o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), mostra que 90% dos consumidores confiam mais em empresas com propósito

Eles também esperam que as marcas sejam claras sobre seus valores e que tomem partido em conversas sobre questões sociais. 

Nesse contexto, os influenciadores podem ser de grande valor, usando suas redes sociais para auxiliar as marcas a se posicionarem em conversas importantes.

Como encontrar os influenciadores certos para a minha marca?

As tendências ajudam a manter sua estratégia de marketing renovada e efetiva. No entanto, independentemente da novidade do momento, tem algo que nunca muda: a importância de fazer parcerias com os influencers certos, para compartilhar a mensagem certa, no momento certo. 

Se esse é o seu objetivo, você pode contar com a ajuda da Squid. Somos uma solução que conecta marcas a influenciadores digitais, com métricas assertivas que amplificam a relevância das suas ações e geram resultados. Visite o nosso site e saiba mais.

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