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O que é o ChatGPT e como sua empresa pode usar no marketing de influência?

O que é o ChatGPT e como sua empresa pode usar no marketing de influência?
Victor Waiss
fev. 2 - 5 min de leitura
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Provavelmente você deve ter ouvido falar muito de inteligência artificial nos últimos dias e de todos os efeitos que elas estão provocando em diversos setores. Pois, entre todas elas, o ChatGPT é um dos principais destaques e motivo de polêmica entre os profissionais da comunicação e marketing.

Mas o que essa ferramenta tem de tão especial que está tirando o sono de muita gente? Será que há razão para tanta preocupação? Vagas de emprego estão correndo risco?

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma inteligência artificial capaz de criar textos, conceitos e ideias completas em formato de texto partindo de perguntas e solicitações dos usuários.

Criada pela OpenAI, a novidade bombou em poucos tempo e conquistou uma legião de fãs e detratores com a mesma velocidade com que consegue criar um texto.

Um dos principais trunfos desse programa é entregar um conteúdo que se assemelha muito ao criado por mentes humanas. Pontuação, construção de argumento e fontes são citadas como se fossem feitas por uma pessoa de verdade.

Bons conteúdos x conteúdos rápidos

Fazer um texto, como este que você está lendo agora, nem sempre é rápido. Seja por um bloqueio criativo ou tempo de pesquisa, alguns conteúdos podem levar vários minutos ou até mesmo horas para serem produzidos.

E se algo pode demorar tanto, por que alguém não faz logo usando o ChatGPT e tem algo em apenas poucos minutos?

Essa é a grande questão e que nem sempre tem sido levada em conta nas considerações sobre o tema: a qualidade do conteúdo entregue. Por mais que ele pareça bom, ele não entrega o que um bom profissional da área pode fazer.

Para Luciano Kalil, CMO da Squid, o ChatGPT não pode ser visto como uma concorrência. “Ele é uma ferramenta que veio para ajudar a aumentar a criatividade e não competir com um bom redator”, afirma o especialista em marketing.

É um fato que a ferramenta consegue utilizar a inteligência artificial de um jeito que vimos poucas vezes, mas até que ponto isso se traduz em um conteúdo realmente interessante?

Kalil ainda vai além e aponta as diferenças entre algo escrito pelo ChatGPT e por um profissional qualificado. “O ChatGPT consegue fazer um conteúdo compatível com um aluno de nível médio, mas não é capaz de entregar algo que um ótimo redator consegue criar”, diz ele.

Trocando o medo pela oportunidade

O domínio do nosso idioma é realmente impressionante e coloca o ChatGPT em português como uma das principais alternativas para quem busca por esse tipo de solução usando a língua local.

Isso mostra que o uso dessa tecnologia pode ser uma grande chance de crescimento, ao invés do medo de perder espaço no mercado para um robô. Aprender a usar o ChatGPT permitirá novos aprendizados, caminhos e ainda mais criatividade.

O ChatGPT consegue fazer um conteúdo compatível com um aluno de nível médio, mas não é capaz de entregar algo que um ótimo redator consegue criar - Luciano Kalil -  CMO da Squid

Além disso, diversas alternativas já estão surgindo na internet para detectar quando um conteúdo foi escrito por inteligência artificial. Dessa forma podemos vislumbrar um futuro ainda onde os profissionais da comunicação e marketing se tornam ainda mais relevantes e necessários.

Como usar o ChatGPT no marketing de influência?

Depois de tudo isso, vale a pena usar o ChatGPT? A resposta é sim! Mas, é preciso entender que o conteúdo gerado pela inteligência artificial é um caminho para a produção.

Ou seja, devemos pegar o que é produzido ali e aprofundar usando o diferencial de cada um.Para te ajudar a entender como usar melhor essa ferramenta, confira algumas dicas para extrair o máximo do ChatGPT:

  • Use as respostas criadas e personalize cada uma delas com o seu toque;
  • Nunca utilize o conteúdo do ChatGPT diretamente;
  • Utilize sempre para dominar a plataforma e aprender mais sobre ela;
  • Vá além dos artigos e explore as possibilidades nas mais diversas áreas;
  • Teste outras alternativas de inteligência artificial;

Criando junto com os influenciadores digitais e o apoio das ferramentas como essa fica mais fácil conseguir bons resultados e soltar toda a criatividade na hora de começar uma campanha.

Por falar nesse tema, que tal conhecer tudo que o marketing de influência pode oferecer para sua marca com a empresa que é líder nessa área no Brasil?

Acesse o site da Squid e veja como nossos especialistas podem te ajudar a alcançar seus objetivos com a ajuda de quem domina o assunto.


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