O uso de mídia paga não é uma novidade no planejamento de marketing de várias empresas. Mas, com o crescimento do marketing de influência, estamos presenciando uma verdadeira revolução na forma como um resultado pode ser conquistado e até mesmo superado.
Ao fazer uso dessa solução de um jeito criativo e muito mais eficiente do que estamos acostumados, o boost nas campanhas com influenciadores deve se tornar mais presente a cada dia nas ações.
Antes de entender as razões do sucesso da mídia paga no marketing de influência, vale a pena contextualizar toda a área.
Influência e redes sociais
Cuidar das redes sociais se tornou um emprego, parte do planejamento das marcas e gerou uma série de outras mudanças até mesmo na sociedade. Se ficarmos apenas no âmbito do marketing, podemos notar como é praticamente impossível cogitar uma estratégia sem se preocupar com as ações que serão realizadas nas plataformas digitais.
No meio disso tudo, os influenciadores cresceram e criaram uma relação muito especial com os seguidores. Com linguagem própria e um estilo criativo único, milhares de creators ganham a vida produzindo conteúdo.
Para isso, a parceria entre marcas e influenciadores acontece de um jeito cada vez mais profissional. De acordo com dados da Squid no Censo dos Criadores de Conteúdo do Brasil, 18% dos influencers vivem apenas com a renda obtida por meio das ações de marketing de influência.
Ou seja, se as marcas já estão nas redes sociais e buscam por resultados e os creators possuem as habilidades necessárias para o sucesso nesse ambiente, por que não unir o melhor desses dois mundos e potencializar o crescimento dos números?
Dando um boost no sucesso
Também conhecido como boost, a mídia paga nada mais é do que pagar para um determinado conteúdo ter um maior alcance nas redes sociais. Porém, quando feito de forma tradicional, as chances de sucesso não se tornam necessariamente maiores.
E é nessa hora que entra o marketing de influência!
Com um investimento em verba de mídia paga e utilizando dados reais, é possível ampliar a entrega de uma mensagem que já está indo bem e fazer com que algo bom se torne ainda maior e potente.
A coordenadora de mídia e performance da Squid, Mariana Calderero, destacou esse ponto durante sua participação no podcast Papo de Influência. “Quando a gente usa esse mesmo conteúdo que já foi produzido (pelos influenciadores), engloba uma verba de mídia e faz uma “explosão de entrega” de forma direcionada e qualificada, conseguimos gerar rentabilidade”, explica.
SAIBA MAIS → Mídia paga: como ela ajuda na campanha de influência?
Na prática, o uso de mídia paga na estratégia de marketing de influência possui muito mais possibilidades de acerto do que apenas impulsionar um post qualquer feito pela marca. Focando no uso de métricas relevantes para a campanha, essa atuação gera bons números também para os influenciadores que passam a ganhar mais evidência em suas publicações.
Graças ao uso de dados reais e não estimativas, é possível analisar os conteúdos que estão com uma boa performance e fazer esse investimento diretamente naquilo que está dando certo. Ao invés de ser um palpite, torna-se uma escolha consciente e que já está comprovadamente dando certo.
Existe um momento certo para usar a mídia paga?
No mesmo episódio do Papo de Influência, a especialista em mídia e performance destaca que cada caso é um caso e que é feita uma análise para saber como esse processo será feito.
Isso significa que até mesmo a decisão do momento de uso do boost é feita sob medida, priorizando as necessidades de cada marca e qual a melhor forma de aumentar o resultado de determinada campanha.
Com isso, podemos notar que a mídia paga no marketing de influência é uma solução usada com total atenção para fazer com que os objetivos de uma ação sejam alcançados.
Para saber mais assunto e como ter sucesso na sua próxima campanha, confira o episódio completo do Papo de Influência: