Quem está no mundo dos negócios entende a relevância dos KPIs, mas você sabia que eles são importantes no marketing de influência também?
Por serem uma excelente ferramenta para medir o sucesso das campanhas realizadas com os influenciadores, conhecer os indicadores de performance é indispensável para todo profissional da área.
Todo KPI é igual?
O mais interessante é que os KPIs podem variar muito de acordo com o setor da empresa que é responsável pelas ações com influenciadores. Com isso, a importância pode ser maior no CPM, CPC ou até mesmo no Earned Media Value. Tudo varia conforme o objetivo e as necessidades de cada marca.
Se o objetivo for atrair novos leads, é preciso acompanhar os dados que sejam relevantes para esse fim. Afinal de contas, serão neles que a empresa encontrará as respostas que procura.
A mesma ideia pode ser aplicada para uma campanha de consideração, visualizações e demais desejos que uma marca possa ter. O importante é saber bem qual é a meta que deve ser atingida e quais serão os KPIs que ajudarão a entender se o processo está funcionando bem.
KPIs no marketing de influência
Na prática, o uso de um indicador se torna como um guia para a empresa. Assim como falamos no post sobre métricas, o uso dessas informações ajuda a entender se algo está errado, se a campanha é boa e pode ser otimizada e até mesmo ensinar valiosas lições para as próximas estratágias.
Com o crescimento da cultura data drive, ignorar esse tipo de ferramenta é algo altamente contraproducente e não facilita em nada o seu trabalho no dia a dia, seja no marketing de influência ou em qualquer outro departamento.
Entre as principais métricas podemos destacar:
- Alcance (Custo por Mil Pessoas Alcançadas | CPM Alcance ou CPA - Custo por Alcance): O alcance é a quantidade de pessoas que foram impactadas uma vez por determinada campanha;
- Impressão (CPM): As impressões medem a frequência com que os anúncios estiveram na tela do público, independente se a pessoa já viu uma, duas, três vezes e assim por diante;
- Tráfego (CPC): Quantidades de clique por link.
O que diz o especialista?
A necessidade de estudar esse tema vem justamente do aumento das ações com influenciadores, mas que não estão acompanhadas de uma alta nos cases com números. Essa evidência mostra que é hora de falarmos sobre o tema, e nada melhor do que chamar alguém que sabe muito dele.
O convidado do oitavo episódio do Papo de Influência é o Rafael Arty, diretor de negócios da Squid . Que contou tudo sobre os KPIs e como eles ajudam a guiar as ações no marketing de influência.
Esse bate-papo ficou bem legal e vai te ajudar a entender melhor não apenas a importância das KPIs no marketing de influência, mas também como colocá-las em prática no seu cotidiano profissional.
Para não perder essa conversa, assista ao episódio na íntegra no Spotify ou no YouTube da Squid.
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