A identidade de uma marca é algo que pode levar um tempo para ser construída, mas que não permanece imutável depois que isso acontece. Por interagir com o público e até mesmo com o passar do tempo, as mudanças podem dar uma cara nova até mesmo para empresas centenárias.
LEIA MAIS - Como usar datas comemorativas no marketing de influência?
Porém, isso não quer dizer que as marcas não possam estar no controle de como as pessoas enxergam ela e qual serão os próximos caminhos percorridos. A grande questão é que é preciso contar com a ajuda certa para isso.
A marca é viva
Um dos pontos mais interessantes sobre a construção de uma marca é que ela é um organismo vivo e que é sujeito ao que acontece ao redor, seja algo natural ou planejado.
Dessa forma, fica quase impossível fazer com que uma marca se defina de uma forma e permaneça daquele jeito durante anos sem que nada ocorra.
A maneira como uma empresa se posiciona agora talvez seja diferente de como ocorria há dez anos ou até mesmo de como ela se comportará no final de 2023.
O caso da Lacoste
Tradicional marca do mundo da moda, a Lacoste é um excelente exemplo de uma marca que está passando por uma transformação e soube lidar com isso de um jeito incrível.
Sempre relacionada com o esporte, principalmente o tênis, ela se viu imersa no mundo da música e abraçada por dezenas de artistas e influenciadores que elevaram o uso de uma peça da marca ao patamar de ascensão de status.
Mesmo que esse movimento não estivesse no radar da empresa antes, fica impossível negar que o impacto externo ajudou a divulgar e fazer com que a empresa ficasse ainda mais conhecida e desejada por um novo público.
Quem abordou este assunto foi o Michel Alcoforado, em participação do podcast Papo de Influência da Squid:
Criando junto
A grande sacada da marca foi perceber o poder que o marketing de influência possui e o enorme potencial de crescimento que ele oferece quando as empresas estão abertas para novas ideias. Ao adotar uma abordagem nova, a empresa angariou uma enorme repercussão e engajamento.
Isso só foi possível pois personalidades da música e da criação de conteúdo se tornaram verdadeiros "defensores de marca" ajudando a aumentar o hype em torno da Lacoste.
Faça a sua história
É sensacional ver histórias assim, não é mesmo? Pois esse é um desejo de todo profissional que está ligado em tudo que o marketing de influência pode entregar para a sua estratégia de comunicação.
Para saber mais, acesse o site da Squid e fale com especialista para saber como podemos te ajudar.