Preparar-se hoje para o que virá é algo bem comum para quem atua no marketing. E com tantas tendências cada vez mais dinâmicas, acompanhar o que está chegando é um verdadeiro desafio. Para não ficar para trás, a informação se torna crucial nesse caminho.
Pois foi pensando justamente nessa necessidade de conhecimento que o Papo de Influência convidou Martha Gabriel, um dos maiores nomes do marketing no Brasil, especialista em futurismo, palestrante premiada e autora de vários livros, incluindo o best seller Marketing na Era Digital.
Ao longo do bate-papo sobre futurismo, marketing de influência e educação, ela realizou diversos apontamentos interessantes e que valem a pena serem aprofundados.
ASSISTA TAMBÉM NO SPOTIFY → Marketing de influência, futuro e tendências
Essas dicas são perfeitas para você não ficar para trás e conseguir se destacar em um mercado tão concorrido como é o marketing de influência. Confira!
1 - Aprenda sobre futurismo
O passado nos ensina muitas lições, mas esperar que o futuro seja igual ao que vivemos pode ser um erro fatal para uma estratégia. Para não depender do acaso ou até mesmo para otimizar os acertos, é necessário ter um maior conhecimento sobre o que devemos encontrar nos próximos anos.
Pois é justamente nessa necessidade que o futurismo pode te ajudar. Com diversas instituições consolidadas desde a metade do século XX, ele se torna uma ferramenta extremamente útil para enxergar cenários e tomar decisões mais seguras para se preparar com uma boa antecedência. Ele também ajuda a diminuir a “ingenuidade” e faz com que a pessoa pense mais com a própria cabeça.
Quem atua em marketing sabe bem que as tendências podem transformar completamente um planejamento ou até mesmo uma empresa inteira. Quanto mais cedo e bem preparado você e sua equipe estiverem, melhores serão as chances de sucesso quando o novo quadro se consolidar.
Entenda o quanto cada conceito olha para frente:
Futurismo: 10 anos
Tendências: 5 anos
Pesquisa de mercado: Agora
2 - Experimente a tecnologia
Pode ser que nem todos os dispositivos ou ferramentas digitais sejam apropriados para você, mas a resposta só poderá ser dada após a experiência prática após cada lançamento. Além de se manter sempre conectado com as novidades, essa é uma boa oportunidade de encontrar novas possibilidades e caminhos que não existiam até o momento.
Destacando a importância da experimentação, Martha Gabriel aponta que é preciso pelo menos dar uma chance ao que está surgindo. “Tem que experimentar, tem que brincar com tudo que aparece. Tem que ser curioso”, afirma a futurista.
Ela ainda aponta que mesmo que alguém não seja responsável por trabalhar com essa nova tecnologia no futuro, é essencial que a pessoa tenha esse contato inicial para entender melhor sobre o que se trata e descobrir o potencial que ela pode oferecer.
3 - Tenha um bom time ao seu lado
Uma das maiores lições ensinadas pelos esportes coletivos é que ninguém ganha um jogo sozinho. Essa ideia é clássica e pode ser aplicada também para a realidade de inúmeras empresas, que contam com uma série de talentos com qualidades diversas para que possam somar e entregar algo coletivamente incrível.
Durante a conversa no Papo de Influência, Martha Gabriel afirma que a falta de um time qualificado é uma das maiores dificuldades do mercado atual.
As pessoas que estão ao seu lado são muito importantes para oferecer novas visões ou complementar ideias que tornem um projeto ainda melhor.
4 - Desenvolva um pensamento crítico
Martha Gabriel define o pensamento crítico como “a habilidade que permite que a gente consiga tomar as próximas decisões com assertividade”. Dessa forma, as suas decisões são mais seguras e muito bem embasadas, o que aumenta a confiança em bons resultados.
A futurista ainda aponta que quanto maior for o seu pensamento crítico, melhores serão os outros pontos. Ou seja, seu time será muito bem escolhido, sua experimentação tecnológica mais eficiente e você também saberá melhor o que fazer e até mesmo os movimentos que devem ser evitados.
Nesse sentido, podemos entender ainda mais o papel da educação que forma para pensar e da importância de se manter sempre atualizado e renovando o conhecimento constantemente.
Ainda dentro do pensamento crítico, Martha Gabriel aponta os componentes essenciais:
Os 5 pilares do pensamento crítico
CETICISMO → Questione tudo! Faça perguntas e não aceite a primeira informação como verdade. Esse hábito é essencial para a tomada de decisões.
VIESES COGNITIVOS → Todo ser humano possui vieses. Em primeiro lugar, duvide de si e passe a conviver com pessoas diversas que irão trazer novas visões.
LÓGICA, ARGUMENTAÇÃO E RETÓRICA → Desenvolva os pontos essenciais para entender o outro e se fazer entender na hora de posicionar suas ideias.
REPERTÓRIO → Seja curioso, estude, experimente e conheça aquilo que é diferente.
HUMANIZAÇÃO → Nem sempre o pensamento racional leva em consideração o fator humano. Para ter um bom pensamento crítico, aflore esse fator.
Saiba ainda mais
As dicas que apresentamos aqui são apenas um pequeno recorte do episódio completo da Martha Gabriel no Papo de Influência, o podcast da Squid sobre marketing de influência para as empresas.
Ele está repleto de conteúdos e insights interessantes que vão te ajudar a expandir as ideias e conhecer assuntos que ajudam a aprimorar aspectos importantes para a vida profissional ou até mesmo para o lado pessoal.
Para conferir este conteúdo gratuitamente, veja o episódio no canal da Squid no YouTube ou no perfil do Papo de Influência no Spotify.